Festival de Batidas

No ano de 1.976, no Bar do Oscar Occhi, situado na ex Rua Conde da Conceição; entre uma rodada de cerveja e cantoria, surgiu a idéia de se realizar um Festival de Batidas.

Dentre os presentes, deve-se destacar Luciano Ferreira da Costa, responsável pela confecção dos canecos e a principal liderança deste movimento.

O 1º Festival realizou-se no dia 31/10/76, no Campo do Cruzeiro Futebol Clube. A data foi escolhida em função da proximidade do feriado de Finados, propiciando um final de semana prolongado.

Os organizadores do FESTIVAL responsabilizam-se por encontrar patrocinadores, vender os canecos e incentivar os fabricantes caseiros de "BATIDAS".

Na realização destes festivais, salienta-se a presença de Sueli Vieira Gomes, grande responsável pelo sucesso do evento.

Todos os Festivais, transcorreram sem brigas, apesar do exagerado consumo alcoólico.

Agregou-se a esta festa, memoráveis bailes, com o Conjunto Zé Bóia, de Viçosa.

No Segundo Festival , em 1.977 ; teve a Primeira e Única Mini Olimpíada Guidovalense , com representantes de Belo Horizonte , Juiz de Fora , São Paulo , Rio de Janeiro , Ubá e toda e qualquer outra cidade onde existisse um guidovalense residindo. Houve ainda uma apresentação teatral dirigida por Renato Moreira da Silva.

Todo o lucro obtido nestes festivais foram repassados às instituições de caridade, principalmente à Sociedade São Vicente de Paula.

Atualmente este Festival anda paralisado. Tratava-se de um evento promovido pela juventude Guidovalense ( Presentes e Ausentes). É necessário que os jovens atuais assumam esta bandeira. Todos só têm a lucrar.