Transcrito do jornal "ESTADO de MINAS" de 06 de fevereiro de 1.957

UM DISPARO DE TOCAIA PROSTOU O VELHO FAZENDEIRO

Atingido nas costas ao abrir a porta de sua casa

A vítima , sr. Joaquim Martins , tinha 80 anos de idade - Foi presidente da Câmara de Guidoval

Conceituado fazendeiro de Guidoval foi covardemente assassinado Domingo último naquele município da Zona da Mata, reinando mistério em torno da autoria do homicídio praticado de emboscada.

Trata-se do sr. Joaquim Martins, viúvo, de 80 anos de idade, avô do jornalista Euro Arantes e proprietário da Fazenda das Pedras, onde se deu o fato, situada cerca de 10 quilômetros de Guidoval,.

O sr. Joaquim Martins foi presidente da Câmara Municipal de Guidoval e candidato à prefeitura local pelo PTB.

UM TIRO DE ESPINGARDA

Conforme apuramos, Domingo último, cerca de 21 horas, o fazendeiro Joaquim Martins retornou à sua propriedade, sendo assassinado na ocasião em que tentava abrir a porta de entrada da moradia.

O criminoso que se ocultava nas imediações, ficando em posição favorável à sinistra empreitada que levou a efeito, desfechou um tiro d espingarda no ancião, pelas costas. O sr. Joaquim Martins teve morte imediata. Verificado o crime, seu autor desapareceu sem ser notado ou identificado.

DELEGADO ESPECIAL

Em face da trágica ocorrência de Guidoval, o jornalista Euro Luiz Arantes esteve na Secretaria da Segurança Pública, ontem, solicitando providências para elucidação do assassinato de seu avô.

O secretário Paulo Pinheiro Chagas prontamente designou o delegado José Geraldo de Araújo para aquela tarefa, devendo o mesmo seguir ainda hoje para Guidoval.

Inscrição no túmulo do Coronel Joaquim Martins

Nascimento: 16/06/1877
Falecimento: 02/02/1957