Prefeito
Cândido Mendes de CarvalhoCândido Mendes de Carvalho, nascido em Guidoval em 19 de junho de 1.937. Filho de Astolfo Mendes de Carvalho e Amélia Gabriela de Mendonça. O pai foi vereador e um dos emancipadores de Guidoval.
Filho único, de poucos amigos, infância muito presa (ficando de camisola para não sair de casa), montava seis próprios brinquedos. Estudou até a terceira série mas Escolas Reunidas de Guidoval, em seguida foi para Leopoldina. Voltando para Ubá estudou no Colégio interno. Seus pais queriam que fosse médico, mas como não gostava de estudar não terminou o segundo grau. Dizia sempre: "Eu freqüento escolas".
Aos 18 anos começou a namorar, indo de Guidoval a Ubá de bicicleta. Nesta mesma época fazia favores para aprender a dirigir.
Aos 24 anos casou-se com a Sra. Maria da Penha Silva Mendes, no dia 30 de setembro de 1,961, na Igreja São Januário em Ubá. Teve quatro filhos: Janete, Jairo, Jader e Jardel, e quatro netos: Luã, Gotardo, Matheus e Bernardo. Após três anos de casado nasceu o primeiro filho estando ele viajando para Recife. O segundo e o terceiro estava no nordeste. Presencia apenas o nascimento do último filho.
Viajou por todo Brasil (menos Sul), indo mais ao nordeste, passando às vezes 30 dias fora de casa, enfrentando estradas de chão (por vários anos como caminhoneiro) levando poucas vezes a esposa pelo desconforto das viagens. Trabalhou para e empresa Útil, de Ubá para Belo Horizonte durante dez anos, aposentando aos 45 anos. Logo montou uma oficina com Luís Prata onde trabalhou como mecânico.
VIDA POLÍTICA
Em 1.970, sob influência de pai e Sebastião Cruz (prefeito de Guidoval por vários mandatos), ingressa na vida política pelo partido ARENA. Foi prefeito durante dos anos, sendo seu vice o Dr. Albro Pacheco Ribeiral. Foi pressionado pelo presidente da Câmara a renunciar. Cândido disse : "Renunciar eu não renuncio, pois quem me colocou foi o povo".
Na mesma época ocupava a Câmara de Vereadores a Sra. Carmem Cattete Reis Dornelas, a qual influenciou na escolha do nome da rua D. Amelinha, em homenagem a mãe de Cândido, que havia falecido em seu primeiro ano de mandato.
OBRAS :
Calçamento da Praça Getúlio Vargas
Calçamento da Rua Belarmino Campos
Rede de esgoto.
Reforma da caixa d'água no antigo Sacramento (fornecia água para a cidade).
Logo após foi candidato a vereador, ficando como suplente, não aceitando o cargo. Nunca abandonou a política, pois ajudava em tudo que era solicitado.
Em 1.992, por questões pessoais muda de partido, apoiando o PMDB, o qual o candidato a prefeito Sr. Élio Lopes dos Santos, venceu as eleições.
Em 1.996 candidato a vice do Sr. Mateus de Freitas Vieira atual prefeito pelo partido PDT (por quase dois anos, vindo a falecer).
Dedicou sua vida à família, saindo apenas para o trabalho, missas, assuntos pessoais. Participava das festividades realizadas na cidade: carnaval (desfilava num bloco de amigos na Escola de Samba "Calouros do Samba"), participava da Via-Sacra (Semana Santa) ao vivo, fazendo o papel de Pilatos, participava também de vários encontros de casais, encontros de jovens, cursilhos e curso de noivos.
Por volta de 1.992 teve o seu primeiro infarto, fazendo tratamento, mas não resistindo ao segundo infarto, vindo a falecer no dia 22 de outubro de 1.998, deixando seus familiares, amigos e povo guidovalense com saudades.
DEPOIMENTOS:
"Bom aluno, apesar de não gostar de estudar. Ótimo vizinho, amigo, bom pai, honesto e sincero." (Ivone Pereira)
"Cândido Mendes sempre participou de atividades em prol da comunidade". (Carmem Cattete Reis Dornelas)
"Sempre carismático, humano. Era uma pessoa comunicativa e amiga. Sempre alegre, não passava por mim e minha mãe sem dizer: ô figurinha, tudo bem?" (Iracema Reis Campos de Matos)
"Primo, colega e amigo nas horas certas e incertas. Nas férias viajávamos para praia onde curtíamos juntos momentos felizes com nossas respectivas famílias". (Alfredinho)
"Ótimo profissional na área de mecânica, um ótimo companheiro, nunca dizia não a quem o procurava, Uma pessoa digna de admiração." (Luiz Januário da Silva)
TRABALHO BIOGRÁFICO DA ALUNA :
Rosinalva de Almeida Vieira