Memórias de Guido Thomaz Marlière
Guido Tomás Marlière, nasceu na França dia 3 de Dezembro de 1767, após algum tempo mudou-se para o Brasil.
Foi capitão de cavalaria e diretor dos índios no Brasil, com 33 anos de serviços soldado e sub- oficial do Regimento da Coroa, ao passar do tempo foi qualificado como sargento e logo após recebeu o cargo de sub-tenente.
Durante estes mandatos promoveu vários eventos para nosso país .
O Governador da Capitania de Minas, foi quem enviou á Marlière a missão especial de investigar o que havia de fato acontecido no presídio, envolvendo Portugueses e Indígenas, motivo o qual lhe trouxe ao Brasil.
Fez seu trabalho de maneira correta sem violências, mas afastando os portugueses intrusos e destinando os terrenos aos seus legítimos donos. E continuou seu trabalho por vários anos, trazendo para o Brasil e Minas, mas principalmente para nossa região grandes melhoramentos, como na distribuição de núcleos e povoados além de civilizar os índios de várias tribos diferentes.
Como diretor geral dos índios em Minas Gerais, construiu seu quartel em um lugar chamado Serra da Onça de onde comandava toda região, mas como as buscas eram feitas pelos arredores, foi preciso construir um rancho para ele e seus companheiros, a partir deste deu-se origem á nossa cidade. Sua fazenda na Serra da Onça tinha o nome de Guidoval.
Veio a falecer em 15 de Junho de 1836, na sua própria fazenda, sendo sepultado no cemitério dos índios.
Ao passar do tempo Astolfo Soares Costa, fez uma busca no local em que Marlière foi enterrado, devido a casos citados por um velho que dizia conhecer. Tal fato foi relatado que ele havia sido enterrado sentado em uma cadeira de lei.
Com essa busca Doutor Levindo Eduardo Coelho, resolveu construir um monumento para homenagear o Francês. Resgatou os ossos de Marlière e os enterrou no local, que em sua homenagem passou a ser chamado Monumento Guido.
Este teve seu lugar merecido, França foi somente seu lugar de origem, pois em seu coração ele foi e, será um eterno Brasileiro.
Trabalho Biográfico da Aluna :
Tatiana Coelho