Páginas de Dor

Guidoval perde mais dois filhos ilustres. Dr. Edgar Reis de Andrade nascido na nossa Guidoval e D. Ida Marota Meireles guidovalense por adoção por tanta caridade e bondade que distribuiu ao longo de sua vida ao nosso povo.

Todos os dois foram enterrados no cemitério “Parque da Colina”. Dr. Edgar, no dia 7 de setembro e D. Ida no dia 17 de outubro.

Tive o privilégio de contar com a amizade dos dois. São pessoas assim que dignificam a raça humana e nos servem de exemplo nessa nossa caminhada terrena.

Dr. Edgar foi um dos primeiros guidovalenses a galgar os mais altos cargos na Justiça de Minas Gerais. Por onde passou granjeou estima e admiração, tendo recebido títulos de cidadão honorário em vários municípios mineiros.

D. Ida era esposa do saudoso Dr. Mário Geraldo de Meireles, com certeza um dos maiores beneméritos de nossa terra. Guidoval ainda não lhe prestou uma homenagem à altura de sua importância.

Dr. Edgar, certa feita, apresentou-me a idéia de se plantar mangueiras e outras árvores frutíferas ao longo da rodovia Guidoval-Ubá. Acrescento, hoje, ao projeto, construir uma passarela em uma das margens da Rodovia (acostamento) para a prática de caminhadas, sem o risco de ser atropelado por algum motorista imprudente. Ficaria muito mais aprazível chegar à nossa cidade ou mesmo desentupir as coronárias.

Muitas vezes freqüentei a casa de D.Ida, sendo sempre bem recebido, por vezes com um licor caseiro de sabor indescritível. Não há como esquecer da sua hospitalidade.

A última vez que me encontrei com o Dr. Edgar em Guidoval ele proseava com os amigos Mundico, Osvaldo Soares, Tuninho e Landinho Estulano. Disse que ia depois comer uns cascudos do velho Chopotó.

D. Ida tinha um carinho muito especial comigo e a Lourdes, minha esposa. Só podemos retribuir tanto afeto dedicando-lhe as nossas preces.

Nas festas da AGBH, Dr. Edgar sempre esteve presente com a família. À esposa D. Therezinha, os filhos Maria de Lourdes, Edson, Margareth e Fernando apresento os meus pêsames.

D. Ida é mãe dos meus amigos Dr. Plínio, Dr. Aulo e Luíza Amélia, e aqui publicamente sensibilizado rendo os meus sentimentos. Os parentes, amigos, dentre eles, vários guidovalenses comparecem ao velório e sepultamento, levando solidariedade às famílias enlutada.

(escrito por Ildefonso Vieira - sucursal de Belo Horizonte)