Festa do Ribeirão Preto

No dia 28 de junho, véspera do Dia de São Pedro, comemora-se na Comunidade Rural do Ribeirão Preto, a sua festa maior, dedicada ao santo de devoção dos moradores deste local.

Vale salientar, que este núcleo, foi formado por negros, fugindo da escravidão, no período colonial ; de fazendas distantes de Guidoval, onde recebiam os piores tratamentos que poder-se-iam dispensar ao ser humano.

Com o suor honesto de seu trabalho, os primeiros habitantes ; compraram o terreno onde hoje ocupam-se em atividades agro-pastoris. Para registrar o terreno, tiveram que caminhara mais de 250 km à pé, indo até a cidade de Mariana, então comarca de toda a região.

Sedimentaram ali as suas raízes, suas crenças e princípios. São exemplos de dignidade para todos os cidadãos do município e mesmo da região.

A Festa compreende-se de Novenas, Orações, Música, Baile, Leilões, Jogos de Caçarimba, Fogueira, Prendas, Pau-de-Sebo e Fogos de artificio.

A Festa tem tradição e é frequentada por todos os seus moradores e os filhos que partiram para a cidade grande e retornam por esta ocasião.

Conta ainda com a presença de autoridades políticas, agricultores e fazendeiros da região, os conterrâneos que residem na cidade e até mesmo pessoas de cidades vizinhas.

Um dos baluartes desta tradição era o saudoso Sr. TITO ALELUIA.


História do Ribeirão Preto