Governo entrega Medalha do Mérito Educacional

0 governador Itamar Franco entregou ontem, em solenidade nos jardins do Pa1ácio da Liberdade, medalhas da Ordem do Mérito Educacional, homenageando pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da educação em Minas Gerais. Setenta personalidades, entre secretários de Estado, deputa- dos, professores e desembargadores foram condecorados com a Grande Medalha Educacional e a Medalha de Honra ao Mérito.

Em rápido pronunciamento, o governador Itamar Franco disse que estava orgulhoso em participar da solenidade e homenagear pessoas que "fizeram de suas vidas um compromisso permanente com a tarefa de educar e de formar seres humanos". Ele lembrou das dificuldades por que passa o país, em razão da globalização e da política neoliberal do Governo

no Fernando Henrique Cardoso, que têm contribuído para o crescimento da exclusão social.

0 governador enfatizou que nesse contexto a educação tem um papel preponderante, "não apenas como uma opção técnica, comprometida com as mudanças que se operam no mundo do trabalho, mas como uma alternativa para a construção de uma sociedade justa, democrática e solidária".

Para ele, a educação é prioridade e síntese de seu compromisso político e tem como referência a Escola Sagarana, "que representa o nosso regionalismo, define a nossa identidade e as nossas raízes, sem perder os vínculos com a universidade do ser humano, investindo na qualidade da educação e valorizando seus profissionais", disse.

Colegiado

Sobre a Resolução número 154.99, que estabelece normas para a escolha de dirigentes de escolas estaduais, o governador destacou que o colegiado escolar terá suas funções reforçadas e seu presidente será escolhido pelo voto secreto de seus membros.

Encerrando o seu discurso, Itamar Franco lembrou de sua primeira professora, dona Marta, que o ajudou a "descobrir o mundo e a começar a entender e a sentir a beleza do conhecimento e sua importância para a para a vida".

Mesmo com as dificuldades, salientou o seu reconhecimento aos educadores do anonimato, que se dedicam à formação das crianças e da cidadania e que fazem de seu dia a dia a luta permanente por um a futuro melhor.

Publicado no "MINAS GERAIS",

Órgão Oficial dos Poderes do Estado

em 16/10/1.999 à página 3

 


Resolução Nº 132 de 24 de setembro de 1999